terça-feira, 5 de maio de 2015

L´Épicerie




Pouco mais de dois meses sem sinal de vida, sim! Caros amigos, fui relapso com vocês, foram tantas emoções nesse período que temos novidades até o fim do ano. Agora sem mais delongas, vamos ao que se trata.

Aos vinte e dois dias do mês de Abril, por volta das vinte horas, o táxi havia parado na rua Fernando Simas, próximo a praça da Espanha. A região é dotada de bons restaurantes, mas a atenção estava voltada para um lugar em particular, L'Épicerie! A expectativa era alta, e já havia em mente o que minhas papilas gustativas iriam saborear: TOURNEDOS ROSSINI – Escalope de foie gras poêlé sobre mignon, molho demi glacê e sua redução de Porto.


O grupo estava receoso, alguns temiam estar entrando numa fria, não por que faço escolhas erradas, mas por que o desconhecido é temeroso! Porém, sabia onde estava pisando, não era qualquer bistrozinho, tratava se do ganhador de melhor restaurante francês no guia veja comer e beber. E ao longo das minhas garfadas, quase sempre os campeões do guia são merecedores do troféu.


E lá estávamos para desbravar e conquistar nosso troféu. Uma olhada rápida no menu emoldurado na entrada e pude ouvir o suspiro de alivio do grupo, estávamos na trilha certa.


A fachada encantadora revela um pequeno, porém aconchegante lugar.


A decoração apesar de remeter se ao nome – L´Épicerie: Mercearia; Tem uma atmosfera acolhedora.


Mas sem ser tão piegas, vamos ao que interessa. Pedimos o couvert, uma cesta de pães acompanhada de geleia de tomates, tapenade, manteiga de roquefort e pistou. A geleia de tomate me impressionou, mas o que realmente me extasiou foi a manteiga de roquefort e pistou.


Partindo para hidratação de nossos corpos, nada mais justo que um bom Bordeaux. Ficamos a cargo do Château de Francs – Cotes de Francs, safra 2007.


Compartilhamos uma salada roquefort, um misto de folhas com roquefort, nozes, pêras e tomate cereja.


Então chegou a hora do prato principal, o tournedos de mignon.


É difícil para mim que gosta de animais comer foie grãs, nem tão difícil assim. Quando era muito novo, tinha certa aversão ao cruel modo de produção da iguaria, mas quando você se torna um aficionado pela gastronomia, tende a ser mais aberto ao exótico. Isso produz um antagonismo entre mente e paladar, mas quem sempre acaba vencendo é meu paladar.

Não condeno mais nada hoje em dia, ainda é cruel? Sim. Mas isso transcende o que é moral, pois se torna cultural. Assim como os indianos cultuam as vacas e nos cultuamos o churrasco, os chineses fazem espetinho de gato e cachorro enquanto nós os protegemos. Então, procuro não pensar nisso e nem julgar, se você não é tão aberto a essa polêmica discussão, a outros pratos tão saborosos quanto que valem apena conhecer!

Voltando a nossa caçada, finalizei a noite com a deliciosa Iles Flottantes, um creme inglês com baunilha, ovos nevados, caramelo e amêndoas. Foi uma escolha difícil em relação as outras opções do cardápio. Embora garfei uma lasquinha da Tarte Tatin que meu pai escolheu, confesso que era de outro mundo.



Bom, para mim não basta ter vinhos bons e um prato principal excelente, o menu inteiro do restaurante tem que ser arrebatador. E do inicio ao fim o L´Épicerie superou as minhas expectativas, conquistando o lugar de meu restaurante preferido em Curitiba.

O total deu aproximadamente R$ 180,00 por pessoa.

L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 - Bigorrilho 
Curitiba/PR
Fone: (41) 3079-1889
Cartões: Visa, Mastercard e Diners

www.lepicerie.com.br

PS: DESCULPEM-ME PELAS FOTOS, MAS ELAS CORROMPERAM DENTRO DO CARTÃO E UTILIZEI O GOOGLE PARA ILUSTRAR. PROMETO QUE EM BREVE RETORNAREI À ESSE PEDAÇO DO PARAÍSO NA TERRA E IREI TIRAR NOVAS FOTOS PARA SUBSTITUIR AS GOOGLADAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário