sábado, 14 de fevereiro de 2015

Schwarzbrot (Broa Preta)

Amigos, essas duas ultimas semanas foram bem corridas e acabamos sendo relapsos com vocês. Embora tenhamos postados fotos deliciosas no instagram, não fizemos o mesmo com o blogger. Então, hoje vou compartilhar uma das minhas receitas mais antigas e aproveitar para conecta - lá com o nosso ultimo post, o da carne de onça.

Uma das coisas que mais gosto desse pequeno prazer de cozinhar, é poder impressionar os amigos com coisas simples. Não é preciso fazer um banquete completo para agradar o paladar e ganhar alguns elogios, você pode fazer pequenas coisas que serão notáveis como uma maionese caseira, um pão diferente ou aquele empratamento que mais parece o de um bom restaurante.


Então a dica de hoje é a receita de uma broa preta que aprendi com a dona Maria quando eu era pequeno. É uma receita típica alemã, mas com algumas adaptações brasileiras pela dificuldade de achar determinados ingredientes. Ela parece difícil, mas é fácil e não tem erro.



Mas o que ela tem de especial? Bem, ela fica uma delicia com a carne de onça, combina perfeitamente os sabores e aromas. Então, mãos a obra.

Schwarzbrot (Broa Preta)

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
250 g de farinha de centeio grossa
90 g de semente de girassol
60 g de castanha do Brasil
150 g de fibra de trigo
30 g de fermento biológico seco
200 ml de melado
300 ml de leite
1 colher de sopa de sal

Modo de preparo:

            Junte todos os ingredientes secos, menos o fermento, em uma vazilha. Misture o melado e forme uma massa homogenea sem sovar muito. Com o leite morno, misture o fermento para ativar a liberação do carbono, na sequencia misture na massa.
            Deixe crescer por volta de 20 min, enquanto isso, pré aqueça o forno em 170º C, unte uma forma com margarina e farinha. Coloque o pão na assadeira e deixe no forno por 1 (uma) hora, após esse tempo, cubra com papel aluminio e deixei por mais 1 (uma) hora cozinhando o pão.

            Desligue e deixe o pão esfriar por mais 1 (uma) hora dentro do forno. Pronto, agora é só aproveitar e se deleitar com esse pequeno prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário